DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA

terça-feira, 5 de março de 2013
COMO COMEÇOU O MOVIMENTO















A criação do Dia da Música Clássica, em 5 de março, foi uma ideia de VivaMúsica!.
Tudo começou no Anuário VivaMúsica! 2005, quando foi lançada uma consulta nacional entre músicos e profissionais da música clássica em todo o Brasil, e também o público do Rio de Janeiro, para a escolha da data comemorativa dos clássicos. A ideia foi de Luiz Alfredo Moraes, sócio e diretor de VivaMúsica!. "Se já existiam datas para celebrar o choro e o samba, por que não os clássicos?", questionava-se ele.
VivaMúsica! sugeriu, então, uma votação nacional para a escolha do dia a partir de datas de nascimento de três compositores brasileiros: Villa-Lobos (5 de março), Carlos Gomes (11 de julho) e José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro). As respostas vieram por emails, cartas e telefonemas.
Em janeiro de 2006, era divulgado o resultado: Villa-Lobos, claro, havia ganho.


Oficialização da data

Poucos dias depois, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, decretava a data oficial no município. Na mesma época, VivaMúsica! procurou o então presidente da Funarte, Antonio Grassi, sugerindo uma oficialização por parte do governo federal. Grassi deu início ao processo que culminou no decreto da Presidência da República três anos depois.
Em 2007, Heloisa Fischer procurou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), e sugeriu a oficialização da data no estado. Molon encaminhou projeto de lei, que foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral em um 5 de março festivo, com sessão solene na Alerj.
Em 2008, no primeiro Dia comemorado oficialmente no estado do Rio, houve adesão de inúmeros municípios, como Piraí, Paty do Alferes e Paraíba do Sul.
Em janeiro de 2009, foi concluído o processo de oficialização da data por parte do governo federal, iniciado três anos antes. O presidente Lula assinou decreto instituindo o Dia Nacional da Música Clássica.
Em 2011, o 5 de março caiu em um sábado de Carnaval. Tivemos a ideia de organizar um bloco que celebrasse a música dos grandes mestres nas ruas do Rio de Janeiro. O bloco "Feitiço do Villa" contou com participação de músicos de orquestra da cidade e teve samba feito em parceria por Edino e Edu Krieger, pai e filho. Fomos uma das novidades mais celebradas pela imprensa no Carnaval 2011. Acesse o blog do "Feitiço do Villa" para ter outras informações.





6 comentários:

Sol Oliveira disse... [Responder comentário]

Oi Amiga passando para visitar seu blog!
Obrigada por entender e aceitar a proposta das BU's!
Beijos!

Vanessa Lovatel Basso disse... [Responder comentário]

OLÁ.ADOREI SEU BLOG.JÁ ESTOU TE SEGUINDO.VENHA CONHECER O MEU,TAMBÉM.BJS.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi amiga Verinha!
Que post maravilhoso! Amo música clássica e adorei ler todas estas informações. Parabéns! Eu estou participando da 2ª gincana no blog Ô Trocyn Bão”com o poema “Mulher... Obra perfeita” . Venho pedir o teu voto. Acesse o link http://www.riosul2012.com/2013/03/sou-mulher-gracita.html e leia o poema. Se achar que mereço vote em “Gracita” na lateral esquerda do blog. Grata pela atenção e carinho que sempre demonstra por mim.
Beijinhos com ternura
Gracita

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi linda! Passando para deixar meu carinho e desejar um feliz dia da Mulher.Parabéns pela postagem. Gostei das informações! Bjos no coração!

verinha artesanato disse... [Responder comentário]

com certeza gracita já votei amiga!

verinha artesanato disse... [Responder comentário]

olá querida lúcia obrigada pelo carinho!
pra ti também querida!!!!!!!!

Postar um comentário

Obrigada pela visita,seu comentário me deixa muito feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.