DIA DO CIRCO

quarta-feira, 27 de março de 2013
                                    DIA DO CIRCO--











BLOGAGEM COLETIVA-BLOGUEIRAS UNIDAS RESTRITO


No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes. Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado. 

De fato, o circo demorou muito tempo até chegar à forma sistematizada por nós hoje conhecida. Somente no século XVIII é que o picadeiro e as mais conhecidas atrações circenses foram se consolidando. Na China, vários contorcionistas e equilibristas apresentavam-se para as autoridades monárquicas chinesas. Em Roma, o chamado “Circo Máximo” era o local onde as massas plebéias reuniam-se para assistir às atrações organizadas pelas autoridades imperiais. 

Na Idade Média, vários artistas saltimbancos vagueavam pelas cidades demonstrando suas habilidades ao ar livre em troca de algumas contribuições. O primeiro a sistematizar a idéia do circo como um show de variedades assistido por um público pagante foi o inglês Philip Astley. Em 1768, ele criou um espaço onde, acompanhado por um tocador de tambor, apresentava um número de acrobacia com cavalos. Nesse período, o crescimento das populações urbanas garantiu um bom número de espectadores ao seu espetáculo. 

Com a expansão de seu empreendimento, Astley passou a contar com vários outros artistas. Dado o sucesso de suas atrações, sua companhia passou a apresentar-se em Paris. Nessa época, o domador Antoine Franconi ingressou na companhia de Astley. A instabilidade causada com os arroubos da Revolução Francesa, em 1789, forçou Astley a abandonar a França. Com isso, Franconi se tornou um dos maiores circenses da França. Com o passar do tempo, a tradição itinerante dos artistas circenses motivou a expansão das companhias de circo. 



No século XIX, o primeiro circo atravessou o oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos. O equilibrista britânico Thomas Taplin Cooke chegava com seu conjunto de artistas na cidade de Nova Iorque. Com o passar dos anos, sua companhia transformou-se em uma grande família circense que, ao longo de gerações, disseminou o circo pelos Estados Unidos. 

A grande estrutura envolvendo o espetáculo circense, trouxe o desenvolvimento de novas tecnologias ao mundo do circo. As constantes mudanças de cidade em cidade incentivaram a criação de técnicas logísticas que facilitavam o deslocamento dos espetáculos. Tais técnicas, devido sua grande eficácia, chegaram a despertar o interesse dos altos escalões militares que se preparavam para os conflitos da Primeira Guerra Mundial. 

Na Europa, até metade do século XX, o circo sofreu um período de grande retração. As guerras mundiais, ambas protagonizadas em solo europeu, e as crises econômicas da época impuseram uma grande barreira às artes circenses. Ao mesmo tempo, o aparecimento do rádio e da televisão também inseriu uma nova concorrência no campo do entretenimento. 

Mesmo com o advento das novas tecnologias, o circo ainda preserva a atenção de multidões. Reinventando antigas tradições e criando novos números, os picadeiros espalhados pelo mundo provam que a criatividade artística do homem nunca estará subordinada ao fascínio exercido pelas máquinas. Talvez por isso, podemos dizer que “o show deve continuar”.

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Circo é um entretenimento para divertir adultos e crianças, formado por palhaços, artistas que fazem malabarismos, animais e etc.








OS PALHAÇOS















O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.

Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).

Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.

Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapesistas.



Links para essa Postagem: Vale a pena conferir!



1-  EUNICE TERRA FORM - Eu Artesã-



2-PAULINHA SILVA - Paula Artes



3- JUSSARA SILVA - Caminhando na Arte 



4-  ANNA MARIA - Meu refúgio,meu cantinho!



6- SOL OLIVEIRA - Arte e Rabisco



7- MARIA DE FATIMA AMORIM - PANOS E ART



8- EDILEUZA - Cantinho da Arte



9- EDILENE DANGELO - Edilene Artesanatos



10- SOL OLIVEIRA - Art & Scraps Blog



11- NETY BELARMINO - "Mania de Pintar e Crochetar"



12- LUZIA PATRICIA PREGUN - Artesanato e muito mais



13- MARIA DE FATIMA AMORIM - Educação, Linguagens e Tecnologias



14- RAQUEL FRAGA - Ateliê de Mimos da Quelsfs



15- LUANA ROMARIZ - Blogueiras Unidas Juntas e Misturadas



16= ANA CRISTINA THOME - Cantinho by GIULY'S



17- TONINHA FERREIRA - EDUCAR - O primeiro passo



18- CYNHA SANTOS - Cynha Artesanato



19- DANIELA SANTANA - Dany



20- JOSYE DURAN - Totalmente Cor de Rosa - Brincando com os fios



21- LEIA RODRIGUES - Artes de bordar



22- RITA SE CASSIA CARNEIRO - Ritinha Carneiro Artes e Trabalhos em Ponto Cruz



23- MARCIA LUZARTES - LuzArtes Artesanato

















13 comentários:

Bella&MelArtFestaPresente disse... [Responder comentário]

PARABÉNS!!!
BELA POSTAGEM!!!
SolangeGmax

Ana Cristina Thomé disse... [Responder comentário]

Boa noite minha flor! Parabéns pela linda homenagem. Tenha uma noite abençoada. Bjs

fat's arts em EVA disse... [Responder comentário]

Oiiii!!!Vim bisbilhotar e amei tudo que vi,quando tiver um tempinho venha me ver e se quiser me seguir adorarei...abreijos!!!

claudiamlfernandes.blogspot.com.br

Toninha Borges disse... [Responder comentário]

Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim.... FELIZ PÁSCOA
(`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
«`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
(¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

Roseli disse... [Responder comentário]

Bela homenagem querida. Amei. Tenha uma linda tarde. Beijinhos para ti.

quelsfs disse... [Responder comentário]

Oi amada, vim prestigiar sua postagem. Adorei!!!!

Desejo também um feriado abençoado!
Beijinh♥
Raquel Fraga

OBS. Obrigada por indicar meu bloguinho, adorei.

Carmen D disse... [Responder comentário]

Minha linda boa tarde!
Passando para te desejar uma feliz pascoa, muitas paz, amor e hamonia para você e sua familia. Sua amizade é bela é pura e sinto lena a sinceridade. Que Deus continue te abençoando e iluminando o seu caminho. Bjs fica com Deus

Ritinha Carneiro disse... [Responder comentário]

Oi linda,passei para deixar um beijo no fundo do seu coração e lhe desejar que vc tenha um maravilhoso fim de semana.adorei por ter indicado meu blog.Obrigadão.Eu te amadoro!!! bjs.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi minha flor!!!
Eu amo suas visitas no meu cantinho...
Seu blog esta simplismente maravilhoso,cada dia que entro aqui tem uma surpresa!!!
Você è muito especial...Amo sua amizade.
FELIZ PÀSCOA

A fé move montanhas, a reflexão nos leva a fé. A páscoa é uma época de refletir sobre nossa aliança com o Salvador e fortalecer nossa fé sobre seus ensinamentos. Uma pessoa que tem fé pode realmente mover montanhas, é chegada a hora de move-las.

bjinhos

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Oi amiga, que linda sus postagem! Vim te desejar uma Feliz Páscoa... Que Deus te encha de bençãos!
Bjkas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom dia querida Verinha!

Que a páscoa renasça em seu coração e você comungue sentimentos puros de amor, fraternidade e carinho. Que a páscoa seja uma celebração da vitória pela ressurreição e uma vida realmente nova aconteça a cada novo amanhecer. Que a comunhão do amor e a paz sejam abundantes em teu cooração e Cristo permaneça vivo em tua vida. Que Jesus ilumine teus caminhos para que a felicidade seja uma constante nas veredas da tua existência. Uma feliz e abençoada páscoa para você e sua família.
Beijos de chocolate recheados com carinho e afeto
Gracita

Simplesmente Doroteia disse... [Responder comentário]

FAZENDO UMA VISITINHA E APROVEITANDO PADA DESEJAR FELIZ PÁSCOA. BEIJO

Ritinha Carneiro disse... [Responder comentário]

Oi minha linda,obrigada pela mensagem maravilhosa,amei,que Deus lhe ilumine sempre com seu carinho de sempre.Que sua páscoa seja recheada de paz e de muita luz. bjinnnn..

Postar um comentário

Obrigada pela visita,seu comentário me deixa muito feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.