MenopausaPrecoce

quarta-feira, 8 de maio de 2013

    Menopausa Precoce: um risco à fertilidade!

Algumas de nós sabemos que a menopausa chega após os 40 anos, mas existe a menopausa precoce que chega antes dos 40 anos.
Vamos conversar um pouquinho sobre isso?

                                      
    Considera-se menopausa precoce, ou menopausa prematura, o término da menstruação antes dos 40 anos. 

O encerramento da ovulação responde por cerca de 9% das amenorréias (ausência de menstruação) e 1% dos casos de infertilidade. 

Muitas vezes a menopausa precoce vem acompanhada de ondas de calor, depressão e sudorese.

Essa interrupção, das funções sexuais da mulher, pode estar associada a uma série de fatores. Entre eles, podemos destacar:

- tratamento quimioterápico ou radioterápico,
- remoção de ovários,
- fatores tiroidianos (glândula tiróide),
- supra renal,
- causas genéticas,
- conseqüência da produção de anticorpos em doenças auto-imunes como lupus, artrite reumatóide e diabetes,
- defeitos cromossômicos.

                                                     Diagnóstico e tratamento

O primeiro passo é a confirmação do quadro clínico.

O exame físico deve ser acompanhado de exames complementares, como o ultra-som ovariano, dosagem hormonal, exames de sangue (investigando a presença de anticorpos) e análise dos cromossomos (realizada geralmente em mulheres até 30 anos).

Tão logo seja confirmado o diagnóstico, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é a mais indicada, na maioria dos casos, podendo ser acompanhado de tratamentos à base de corticoides e imunossupressores

                                                        Perspectivas de gravidez.


As mulheres com menopausa prematura, apresentam perspectivas de gravidez, embora ela se reduza à aproximadamente 10% das chances de uma mulher sadia. 

Técnicas como a ovodoação (implantação de óvulos de outra mulher em seu útero), podem aumentar significativamente esse quadro, através da fertilização In Vitro.

É importante frisar que, quanto mais cedo o médico for consultado, melhores serão as chances de uma recuperação desse quadro clínico.

Fonte: http://www.saudenainternet.com.br

                                                         Dúvidas mais Freqüentes

 Por mais comum que pareça, este assunto gera muitas dúvidas nas 
                                                          mulheres, principalmente quando ocorre mais cedo do que o esperado. Confira quais são as dúvidas mais comuns sobre este tema no consultório.

             1. O que significa menopausa precoce?

Menopausa precoce trata-se da parada do funcionamento ovariano (hormonal e reprodutivo) nas mulheres antes dos 40 anos de idade. A idade média das mulheres brasileiras atingirem a menopausa é entre 49 e 51 anos.

2. Por que isso acontece em determinadas mulheres?

A causa da menopausa precoce é desconhecida, algumas hipóteses falam de causas genéticas, imunológicas e iatrogenicas (cirurgia, quimioterapia / radioterapia). Entretanto pode existir um carater familiar, mostrando uma maior incidencia na mesma familia.

3. É possível identificar precocemente?
Existem alguns testes de reserva ovariana que podem mostrar o declínio precoce da função ovariana reprodutiva (níveis sanguíneos baixos de hormônio anti-mulleriano, inibina b e mais tardiamente níveis aumentados de fsh dosados nos primeiros 3 dias do ciclo menstrual), por outro lado, a função ovariana hormonal só é evidenciada mais tardiamente.

4. É possível evitar? 

Infelizmente ainda não podemos evitar o quadro de falência ovariana precoce, mas podemos alertar que aquelas mulheres que já tem casos na familia (mãe e ou irmãs) que procurem seu ginecologista e não adiem muito seu desejo reprodutivo.

5. Quais são os sintomas?

Os sintomas são os mesmos do periodo do climatério como; ausência de menstruação, ondas de calor, perda da fertilidade, diminuiçao da lubrificação vaginal, insônia, irritabilidade e nos casos sem reposição hormonal a osteoporose.

6. Como é o tratamento? 

tratamento consiste na reposição hormonal com os hormônios estrogênio e progesterona que diminuem a sintomatologia do climatério e previne a osteoporose. Para as pacientes com desejo repordutivo a única alternativa é a fertilização in vitro (bebê de proveta) com ovodoação. 

7. É hereditário?

Não podemos afirmar que é uma doença hereditária, entretanto pode existir um caráter familiar, mostrando uma maior incidência na mesma família. Aquelas mulheres que já tem casos na família (mãe e ou irmãs) que procurem seu ginecologista e não adiem muito seu desejo reprodutivo.

8. Menopausa precoce é muito comum?

Felizmente a menopausa precoce é pouco freqüente, atinge de 1 a 3% das mulheres adultas.

9. O que mais é fundamental saber?

Ressaltamos que aquelas mulheres com menopausa precoce têm que fazer obrigatóriamente a reposição hormonal para evitar o envelhecimento precoce e prevenir uma doença grave que é a osteoporose. A melhor reposição hormonal deve ser prescrita pelo seu ginecologista de confiança. Além da reposição hormonal, para aquelas mulheres com desejo reprodutivo, indicamos o fiv com ovodoação com boas taxas de gravidez. Neste caso o tratamento deve ser orientado por um especialista em reprodução humana.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Outras informações



4 comentários:

Dóris Costa Tapetes disse... [Responder comentário]

Verinha !!!! adorei esse seu post,tirou muitas das minhas duvidas,pois já estou com 38 anos e tenho hipertiroidismo a 2 anos e meio,e notei que meu ciclo de uns meses para cá esta completamente doido, ,minha médica já até cogitou essa possibilidade,mas ate achei que nao tinha nada a ver,vou me aprofundar melhor ,depois te conto.
Bjs minha querida,
ah!!! seu cantinho esta muito fofo parabéns...

Ana Cristina Thomé disse... [Responder comentário]

Boa noite linda flor! Parabéns por esta postagem, ela é muito esclarecedora. Minha flor vim te avisar que tem um selinho esperando por você no meu blog.
Tenha uma linda e abençoada noite. Bjs
Cantinho by Giuly's
www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Verinha!
Mãe,
Você merece atenção, carinho, cuidado e muito amor. Hoje mais um motivo para celebrar, agradecer e te homenagear. Parabéns pelo teu dia! Um feliz dia das mães recheado de amor, abraços e muitos beijinhos.
Deixei um mimo pra lhe homenagear na postagem de hoje do gracita mensagens. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/05/colo-de-mae.html
Beijos com meu carinho e minha amizade
Gracita

Toninha Borges disse... [Responder comentário]

Obrigada pela visita no blog Educar.
Adorei saber que passou por e saboreou o cafezinho.
bju

Postar um comentário

Obrigada pela visita,seu comentário me deixa muito feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.